19 maio 2016

[Resenha] Azar o seu! de Carol Sabar

Titulo: Azar o seu!
Autor(a): Carol Sabar
Editora: Jangada
Paginas: 368
Gênero: Romance/Literatura Nacional
Skoob||


Sinopse: Bia está parada num engarrafamento no Rio de Janeiro, pensando em sua vida azarada. Sem emprego, atolada em dívidas, ela não imagina que está prestes a viver a grande coincidência da sua vida. O motorista do carro ao lado está buzinando, tentando se comunicar com ela, como se fosse um velho conhecido… E ele é! Mas Bia não o reconhece. E como poderia? Ele é um homem, não mais o garoto de dez anos atrás. Está mais encorpado, cortou o cabelo, livrou-se do aparelho nos dentes e das espinhas do rosto, está tão diferente, tão lindo…
O motorista sai do carro, mas não tem tempo de se explicar, pois começa um violento tiroteio e eles têm que se jogar lado a lado no asfalto. Certa de que está prestes a morrer, Bia entra em desespero e se prepara para dizer suas últimas palavras, na esperança de que o suposto desconhecido deitado ao seu lado possa levar um recado a Guga, seu amor da adolescência, sem perceber que é ele próprio que está ali, ouvindo a inesperada declaração de amor!

Os dois escapam juntos do tiroteio e, a partir daí, começam a se envolver, dia após dia… Guga, sem coragem de assumir sua verdadeira identidade. Bia, fascinada por ele e feliz consigo mesma por finalmente estar se apaixonando por alguém que não é Guga…
Azar o seu! vai além de uma comédia romântica. É uma reflexão sobre a importância da amizade verdadeira, do perdão e do autoconhecimento, que nos resgata o poder de decidir sem medo e de reverter escolhas que nos impedem de ser feliz.

Ter um dia difícil, uma semana sem sorte tudo bem, mas parece que a sorte de Bia foi embora para nunca mais voltar, acusada de assedio sexual no trabalho é mandada embora com uma mão atrás e outra na frente, tendo que voltar  para a casa do pai por alguns tempos Bia só espera a primeira chance para ir embora novamente para um cantinho só seu.
 
Porem o destino é cruel e não tem coração, Bia só percebe que esta no fundo do poço quando se vê no enterro de uma tia que ela nem conhece, e seu primo super gatinho a chama para se afastar do grupo.

Se eu fosse escrever um livro para garotas azaradas, desempregadas, endividadas, carentes mal-amadas e, por tudo isso, desesperadas, eis a primeira das 1001 dicas que eu daria, "Nunca de uns amassos no seu primo. Nunca. Never. Jamé"

Ele só havia abaixado as calças e nem mesmo fizera ela gozar, e para melhorar toda a situação está muito tarde para ela ir embora, tendo que dormir e compartilhar o café da manha com seu primo Bia se sente deslocada, angustiada e um tiquinho irritada, Ok Ok muito irritada.
 
Mas parece que sua sorte estava cançada de fugir, ou o destino não tinha mais nada para fazer além de atazanar a vida dela, pois na volta para casa Bia se vê ilhada no meio de um tiroteio com "O Cara" super gatinho pra quem ela sem querer confessa sua eterna paixão por Guga, se apenas ela soubesse que esse pequeno deslize poderia fazer toda sua má sorte parecer apenas birra de criança ela nunca teria confessado.

[Avaliação pessoal]


Queridos Leitores, me abanem pois estou passada!
Nunca fui muito fã de literatura basileira, e claro que eu leio e tem alguns que eu realmente gosto e estão na minha lista, porem fiquei um pouco receosa sobre Azar o seu! eu tinha na minha cabeça que não seria muito bom quanto os livros de romance estrangeiros que eu leio, bom, eu estava completamente enganada.
 
Azar o seu! traz um romance divertido com muito suspense, isso mesmo, suspense pois nossa querida Bia não sabe quem é "O Cara" e ele não quer contar para ela, sem contar as intrigas muito bem formadas e o modo em que Sabar escreve e tão brilhante que te deixa com agua na boca.



Seus olhos eram de um castanho líquido, amendoados, envoltos por cílios compridos e fartos, um band-aid cor de pele cobria o supercílio esquerdo, ele me olhava de um jeito... como se seu único compromisso no dia fosse plagiar Cazuza e achar minha fonte escondida, alcançar-me em cheio o mel e a ferida.

 

 
Bia é uma personagem insegura que deixou seu sonho de lado por medo de não dar certo, pelo menos até o final quando ela percebe que deis que ela deixou seu sonho para lá ela não vem vivendo, e sim sobrevivendo, então ela corre a luta, no amor e na musica.
 
Os outros personagens como "O Cara" segurem suas perucas, é o Guga e sem nenhuma coragem de contar para Bia, pelo menos não depois de ela se declarar tão fofamente para ele, orgulhoso até o fim ele não desiste por nem um segundo dela, até mesmo se atrasa para o casamento de sua irmã só para buscar a Bia.
 
O romance dos dois é muito bonito e cheio de altos e baixos onde você descobriram que se identificar com os personagens e mais fácil do que você imagina, eu super, mega recomendo esse livro, tenho certeza que vocês não vão se arrepender pois ele é um livro espetacular.

23 comentários:

  1. Oi Shelly, estava pensando nesse livro hoje mesmo, que coincidência. Vi ele na minha estante e deu vontade de reler. Amo essa história e o estilo de escrita da autora também. O romance é mesmo muito bonito. Que bom que você curtiu a leitura.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Eu amo a literatura nacional e sempre leio bastante os livros dos nossos autores, acho que tem muita coisa ruim sim, mas temos autores brilhantes e maravilhosos que não deixam à desejar em nada dos estrangeiros, basta pesquisar e ver as indicações =D

    Esse livro eu já tinha ouvido falar e estava curiosa, mas agora, ao ver a sua opinião eu fiquei ainda mais. Se você que estava receosa gostou tanto assim, eu acredito que também vá gostar, mas mão só por isso, a história é mesmo muito interessante e me deixa super curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Beatriz, e que eu sou mais ligada a livros de época, e de fantasia, tem muitos bons sim com autores brasileiros mas eu ainda fico receosa com alguns livros de romance pois li livros realmente ruins com escrita muito fraca, mas Azar o Seu! é um ótimo livro que eu realmente me orgulho de ter lido... que bom que gostou da resenha, obrigado por comentar...

      Excluir
  3. Oi Shelly, li um outro livro da autora e me decepcionei muito. A protagonista era uma songa monga e o romance era muito fraquinho. O enredo deste aqui me chamou mais a atenção e quero ler pra ver se comecei pelo livro errado, ou a autora realmente não é das minhas.
    Valeu pela dica!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu amei ter livro este livro. Já faz um tempo que li e olha que o primeiro da autora que tinha o tal Robert Pattinson não fez muito a minha cara mas este foi o máximo porque tinha suas idas e vindas e eu dei muita risada. Esta autora é ótima apesar de não ter visto mais nenhum livro dela.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Gosto de romances assim, cheio de altos e baixos, pois sei que teremos muita emoção durante a leitura. Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, e espero ler agora, pois fiquei bem animada com essa história. Muito bom!!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Não conhecia o livro mas amei a história!
    A forma como ela vai se ligando com o passado da Via e com o presente é bem legal.
    O que acho que mais me cativou foi o fato dela estar com Guga e não saber, aChi que isso trás um romance bem legal e inovador. Fiquei super curiosa, obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  7. Amei a premissa do livro!
    Não conhecia a trama nem a autora, mas pelo que você disse de ter ficado receosa em ler e ter amado, me fez ter certeza de que preciso ler!
    É sempre bom prestigiar nossos talentos.
    Amei a resenha e obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha! Eu já vi esse livro em alguns blogs, e a resenha é sempre positiva. Eu gosto muito da premissa do livro, e estou super curiosa para saber quem é o "cara". Tem muitos livros nacionais bons, então quando puder da uma chance a eles :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana, que bom que gostou, bom eu gosto de livros nacionais, só tem alguns gêneros que eu prefiro em tese os estrangeiros, como os de fantasia e romance... porem muitos dos meus livros de aventura, terror e ficção favoritos são nacionais kk

      Excluir
  9. Oi, não não costumo ler livros nacionais, mas essa premissa me parece até divertida e inusitada, digamos. Acho que é um livro que diverte bastante o leitor, até pelo título a gente percebe isso. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei interessado em lê-lo. Vou anotar aqui. ;)

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu amo livros nacionais, e esse tem um lugarzinho especial no meu coração, e o Guga (aiai) sou simplesmente apaixonada nele. O livro é um romance leve e engraçado, totalmente apaixonante. Sua resenha que deixou com uma grande vontade de poder reler o livro kkk

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Ao contrário de ti, acredito muito no potencial brasileiro em escrever, principalmente romances, existe muitos bons por ai, inclusive, melhores que estrangeiros. Só fugir um pouco do hype da moda. Pois bem, não conhecia esse livro em específico, mas achei a premissa bem bonitinha e a edição também. Estou numa vibe de ler romances assim e super vou pesquisar para ler em breve. :)

    beijo! :)

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Tenho muita vontade de ler esse livro! Só a capa já mostra que a história é deliciosa e saber que é um romance cheio de altos e baixos, juntamente com bons personagens me deixou ainda mais interessada.
    Adorei a sua resenha e espero ler o livro em breve.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  13. Oi, flor.

    Eu não li o livro, mas vejo muita gente falando bem da obra e agora lendo sua resenha me deu muita vontade de conhecer a trama. A história parece ser bem divertida mesmo e eu amo livros assim. Recomendo que você leia mais nacionais e você vai se surpreender em quantos livros legais existem. Amei sua resenha ♥

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  14. Gostei da proposta do livro por ter uma quedinha por histórias em que muita coisa errada acontece com o personagem, fiquei curiosa em onde se dá o mistério por o livro ser um chicklit, que bom que o romance é bem gostoso!

    ResponderExcluir
  15. Oi, amei de coração o livro. Já li muitos livros brasileiros e tem dois que amo muito, mas esse vai entrar na lista para completar o trio. Amei a resenha, me apaixonei pelo Guga, e meio que me identifiquei um pouquinho de nada com Bia.
    O livro demonstra ser leve, intenso e romântico até o último.
    E não posso deixar de falar dessa cap, que não sei porque (Deve ser coisa da minha cabeça), mas me lembra as capas dos livros da Sophie Kinsella.

    XoXo, Alice
    www.blogmixbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Depois desse resenha incrível tenho certeza de que vou gostar muito da obra. Já tinha visto o livro por aí, mas nunca parei para saber sobre o que se tratava a história, e agora que eu sei estou bastante curiosa para conferir. Parece uma leitura bem divertida.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, sabe que eu morro de vontade de ler esse livro, ele parece ter um romance divertido e contagiante, e sua resenha me cativou muito a ir atrás dele o quanto antes. Adorei saber que você recomenda o livro!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/resenha-branca-de-neve-os-contos.html

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Eu me tornei fã da autora já nas primeiras páginas deste livro! Gente, que história mais fofa e engraçada! Ri muito com as trapalhadas da Bia, e, claro, me encantei com o Guga (não tem como não se encantar, né?). Estou doida para ler mais histórias da Carol ♥
    MilkMilks

    ResponderExcluir
  19. Oie! Ao contrário de você, eu adoro as histórias criadas por nossos autores nacionais e admiro diversos livros de vários gêneros diferentes, seja ele me preferido ou não. Eu já havia lido alguns comentários positivos dessa obra, porém, a mim, ele não conquistou. Infelizmente não encontrei nenhum aspecto no enredo que me convencesse a realizar leitura no momento. O fato de ela desabafar com um estranho - tudo bem que a situação justifica - e os dois seguirem com isso mesmo ele não querendo dizer quem é me deixou bastante desapontada. De qualquer forma, fico feliz em saber que você gostou e que recomenda a obra. Guardarei a indicação, pois quem sabe eu dê uma chance futuramente. :3

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, eu nunca disse que não gostava da estorias e livros nacionais, simplesmente que nunca fui muito fã dos livros e tanto que depois eu digo que sim eu leio muitos nacionais, e gosto de muito porem em maioria meus livros prediletos são os estrangeiros não por não gostar dos nacionais e sim por que eu conheço o mundo através dos livros, para mim a leitura não esta presa a um pais ou estado, a leitura é mundial então tanto leio livros nacionais como livros estrangeiros de todas as partes do mundo, só estou esclarecendo isso por que de algum modo as pessoas começaram a pensar que eu realmente não gosto de livros nacionais e é o contrario eu apenas tenho minhas preferencias....

      Excluir
  20. Quase metade das minhas leituras se resume a livros nacionais. Eu realmente amo esses livros.Não lei chick-lit pq sempre é história """"boba""" com muitas paginas, não tenho paciencia, mas, já tinha lido resenhas ótimas desse livro.
    Que bom que o romance te pegou.
    Bjs

    ResponderExcluir