15 julho 2016

[Resenha] Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e outros contos Macabros de Abu Fobiya

Nome: Branca Dos Mortos e os Sete Zumbis
Ano: 2012
Autor: Abu Fobiya
Editora: Nerd Books
Gênero: Contos de terror
Páginas: 240
Ilustrador: Michel Borges
Skoob||

Sinopse: "Branca dos Mortos e os Sete Zumbis" é o conto que abre o livro de mesmo nome pelo atormentado Abu Fobiya. Tal qual a caixa de pandora, uma vez abertas as páginas deste tomo macabro espalharão pesadelos e sortilégios ao redor do mundo.





Nota:
***







Todos nós crescemos embalados pelos mundos e personagens existentes nos contos de fadas. As crianças de ontem, hoje ou as crianças de amanhã. É certo que, em nosso imaginário, conhecemos grande parte dos contos, que já ganharam diversas versões. Desenhos animados, filmes, videoclipes inspirados pela temática, músicas e as mais diversas manifestações artísticas.





O escritor e roteirista Abu Fobiya juntamente com o ilustrador Michel Borges, recriaram o universo dos contos de fadas com um teor sangrento e perturbador. Inspirados pelos gênios H.P. Lovecraft, Edgard Allan Poe, Gaiman, Irmãos Grimm e Hans Christian Andersen, essa dupla extraiu a veia fantasmagórica dos contos infantis.




Infanticídio, assassinato, abandono de crianças, decapitação, vingança, pecados e terrores da humanidade, são retratados através do imaginário de histórias interligadas, que fazem parte da nossa cultura.




Em ''Branca dos Mortos e os Sete Zumbis'', com prefácio do nosso querido Eduardo Spohr, observamos um livro conciso, totalmente conectado desde o início. O conto de abertura, leva o nome do livro e utiliza os elementos originais do conto ‘’Branca de neve e os sete anões’’, acrescentando  muito sangue, vísceras, sombras e criaturas horripilantes.




Nesta versão sangrenta, a mãe de Branca possui dificuldades para engravidar e acaba recorrendo aos feitiços de uma bruxa. Após o nascimento de Branca, a rainha é envenenada e destronada pela bruxa. O tradicional se esvai ao adentrar a floresta sombria, repleta de anões zumbis e putrefação. História com reviravoltas surpreendentes e apetitosa para todos os famintos por terror.


''Mesmo que a boca não tivesse dentes, a pobre urrou de dor, ao ter a pele esmagada pelas gengivas.''


Em ''João, Maria e Os Outros'', assolados pela miséria, os pais de João e Maria, resolvem abandoná-los na floresta. As crianças ficam desoladas e sem rumo. Sem casa de doces ou bolos, esta versão do clássico, nos apresenta o encontro com os Outros, habitantes da floresta.
Embebido em terror psicológico, este conto, se conecta com ''Branca dos Mortos'' e adentra o verdadeiro horror do abandono.


''O medo, o desespero e a fome disputavam a tapa cada um de seus pensamentos''




Já o conto ''Os três lobinhos'', narra a lenda de como os lobos se tornaram criaturas miseráveis em meio ao domínio do terror causado pelo homem. Em ''A vendedora de fósforos e o vingador'', um pai alcoólatra obriga sua filha a vender fósforos em meio a um frio terrível. A garotinha morre e um espírito retorna sedento por vingança.

           ''Desgraçado, tua filha estava acordada quando morreu!''

No conto ''A Confissão'', temos a visão psicopata de um personagem dos contos, responsável pela morte de ''Cachinhos dourados'' e diversos outros crimes. O livro possui espaço para a ficção científica, no conto ''A Bela Incorrupta'' no qual, um médico obcecado pela reanimação de cadáveres, descobre a existência de uma jovem morta, que permanecera dentro de um esquife durante 100 anos, sem entrar em decomposição.


''Branca dos Mortos e os Sete Zumbis'', é um deleite para todos os fãs de literatura maldita, monstros, zumbis, terror psicológico, sem perder a consistência dos contos de fadas e promovendo uma comparação ao horror envolto em nossa sociedade, com a exploração infantil, serial killers, violação de cadáveres, ódio e os mais diversos crimes hediondos. Altamente recomendável para se obter pesadelos e adentrar a terra das sombras.

2 comentários:

  1. Hey! Taí um livro que não sabia que precisava ler até agora. Parece ser bastante divertido e tomara que eu tenha oportunidade de prestigiá-lo no futuro.
    De qualquer forma, gostaria de avisar que marquei o blog em uma tag, caso queiram responder.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Eduarda! Fico feliz por ter se interessado no livro. Vale a pena. É um ótimo livro e com certeza você terá a oportunidade de prestigiá-lo. Que bacana!Obrigada por ter marcado! Um abraço!

    ResponderExcluir