20 julho 2016

[Resenha] Formaturas Infernais




Nome: Formaturas Infernais
Editora: Galera Record
Páginas: 189

Sinopse: Nessa emocionante coleção de contos de terror, as autoras bestseller Meg Cabot (O Diário da Princesa), Stephenie Meyer (Twilight), Kim Harrison, Michele Faffe e Lauren Myracle se reuniram para mostrar que a formatura pode ser um evento muito mais aterrorizante do que se pensa. Problemas no guarda-roupa e um par que dança mal, não são nada comparados a descobrir que você está dançando com a Morte – e que ela não está aqui para elogiar seu vestido.De problemas com vampiros até uma batalha entre anjos e demônios, estas cinco histórias vão divertir mais do que qualquer DJ em um terno brega. Nada de limusine ou vestido de gala: só uma grande dose de assustadora diversão.

NOTA:
                 
***

Cinco autoras em destaque foram reunidas para nos presentear com suas histórias aterrorizantes envolvendo formaturas, ao menos essa é a dinâmica proposta. Cada autora desenvolveu uma história independente para o livro, elas não tem relação alguma, uma não depende da outra. Em comum, além do tema formatura, todas as histórias trazem protagonistas femininas, que estavam preocupadas apenas com seus vestidos e maquiagem, até que acontecimentos sinistros transformam suas vidas e os resultados são surpreendentes.


A Filha da Exterminadora por Meg Cabot. Esta é a primeira história do livro. O conto começa com Mary em uma boate, ela está vigiando ninguém menos que o filho do Drácula, Drake, por motivos muito pessoais. Mary está pronta para atacar, mas eis que surge Adam Blum, o garoto mais bonitinho da escola (Mary acaba de se mudar, por isso não conhece muitas pessoas). Acontece que Adam, meio sem querer acaba salvando Mary, ela é claro fica furiosa, porque afinal ele poderia ter se matado e ela era a filha da exterminadora, caçadora de vampiros e não queria ninguém salvando sua vida, esse é afinal seu trabalho. Mas eventualidades acontecem e agora os dois estão indo para o baile de formatura para caçar Drake. Embora a história e os personagens sejam bons, o final foi fraco e nada assustador.

O Buque por Lauren Myracle. Tudo o que Frankie queria, era que Will a convidasse para o baile, mas o garoto parecia tímido demais para isso. No entanto em ato de demonstração de afeto da parte de Will, as coisas saem de controle e algo terrível acontece. É o único conto do livro que me causou calafrios e me fez prestar atenção aos sons sinistros que poderiam aparecem a minha volta. Neste conto a formatura é só um detalhe, mas a história é ótima, nos obriga a refletir sobre as coisas que tanto desejamos e foi o único conto realmente arrepiante, com uma descrição muito boa.

Madison Avery e a Morte por Kim Harrison. A história de Madison é ótima, mas o final é precário, sinceramente esperava mais, queria mais. Ao terminar o conto o leitor fica meio perdido, sem ter explicações precisas. Há outros contos que dão continuidade a história Once Dead, Twice Shy e Something Deadly This Way Come, mas infelizmente, não foram lançadas aqui no Brasil.

Salada Mista por Michele Jaffe.  Miranda é nossa personagem principal neste que é um bom conto, mas não causa arrepios, não é sinistro e nem um pouco assustador. Os vilões não pareceram assim tão maldosos, mas a história é bacana. Os personagens são engraçados e surpreendentes e o final não finaliza, na verdade ele abre possibilidades para o que poderia ser a verdadeira história, com mais detalhes e conflitos. Fiquei curiosa para ler uma possível continuação.

Inferno na Terra por Stephenie Meyer. Mais uma vez, Meyer não me surpreende e não me comove, desculpem-me fãs de Crepúsculo, mas as histórias da autora realmente não me comovem. Esse conto foi extremamente decepcionante e clichê, muito clichê. A história é contada de maneira bem infantil, e exatamente por isso não empolga, não nos mostra maiores possibilidades. Os personagens do conto são monótonos, ou é extremamente bom ou extremamente mal, não há surpresa e o final é vago e deixa muitas pontas soltas, mas diferente de Salada Mista e Madison Avery, não senti a necessidade de querer ler uma continuação de Inferno na Terra. 

***

O livro como um todo não me agradou muito. Gostei de alguns contos, mas a maioria não pareceu ter uma finalização adequada, não por abrir possibilidades para novos contos ou novos livros, mas simplesmente por que as tramas presentes nos próprios contos, não foram de todo resolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário